Há pessoal que deve acordar de manhã a pensar a quem é que vão lixar a vida durante o dia... É realmente incrível o modo como algumas pessoas reagem às coisas mais pequenas.
Hoje calhou-me na rifa passar o dia inteiro numa recepção de um centro comercial. Até aqui tudo bem. Não é a coisa mais aliciante, mas sempre se vai conhecendo algumas pessoas novas, algumas bastante curiosas.
O objectivo era dar formação às pessoas da recepção sobre um novo produto que vão vender. Aqui a coisa foi-se complicando porque estamos a falar de vender net a pessoas para quem os computadores ainda são tecnologia de ponta. Mas o mais importante estava presente: a curiosidade e o interesse por aprender e apreender mais qualquer coisa. Descobrir um "mundo novo": a tal da Internet.
Claro que a formação era interrompida constantemente pelas pessoas que iam entrando para fazer o pagamento do parque, para pagar a electricidade, para validar o estacionamento, etc.
E foi aqui durante algumas horas que fui apanhando um bocadinho do dia-a-dia destas pessoas.
É realmente incrível as bestas com que me deparei... pessoas que entram como se fossem donas da razão e que independementemente do que se lhe diga vão para ali para a bela da discussão. Porquê? Ninguém tem bem a certeza...
Um simples bom dia é suficiente para explodirem e descarregarem todas as suas frustrações: se estão chateados com o patrão, com os colegas de trabalho, com os maridos, com os filhos.... tudo é "largado" em cima do primeiro desgraçado que lhes surge à frente. Esquecem-se que quem está do outro lado do balcão é uma pessoa como eles, com os seus problemas, dilemas e dificuldades. Alguém que não existem só para "apanhar" com as frustrações dos outros. Ser simpático não custa nada... nada mesmo. e a mim só me tem trazido benefícios ultimamente.
Desde que estou mais ligada à área comercial que aprendi duas coisas: primeiro, a ouvir as pessoas e tratá-las com simpatia e depois que não sou saco de pancada e que se me faltam ao respeito a conversa acaba por ali. Não aturo faltas de educação. E isso é o minimo que se pode exigir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário